segunda-feira, 5 de maio de 2014

Europa, para que te quero?..

CARINA FERRO, deputado do PS-M

 
 
Há que refletir. Parar e refletir sobre o "estado da Europa". Há premissas indiscutíveis sobre o "estado da Europa" que se coadunam com o "estado da Região" e que devem ser consideradas no sempre tão atual debate sobre o futuro da Europa.




A grande questão europeia não está isenta de controvérsias nem tão pouco o está o longo processo que culminou na União Europeia, tal como a conhecemos hoje.
A verdade é que os historiadores nem sempre se conseguem livrar das circunstâncias político-económicas - a génese da Comunidade Económica Europeia que emerge nos escombros da II Grande Guerra, envolta numa Guerra Fria que fazia ferver os ânimos à mesa da negociação - que condicionam o seu campo de investigação.

O facto de, no processo de reorganização europeia no pós-guerra se pretender recuperar rapidamente o continente europeu da hecatombe que marcou a nossa história contemporânea obrigou a que alguns antecedentes e agentes politicamente incómodos fossem ignorados durante a prossecução do projeto de construção europeia, do "sonho europeu".

É essa a história que agora se decide, uma decisão que deve considerar as consequências do processo de integração de Portugal na UE e as nefastas obrigações financeiras decorrentes da crise na zona euro (mais do que da crise internacional).

Há que refletir. Parar e refletir sobre o "estado da Europa". Há premissas indiscutíveis sobre o "estado da Europa" que se coadunam com o "estado da Região" e que devem ser consideradas no sempre tão atual debate sobre o futuro da Europa.

- Quais as reais expectativas de uma União Europeia alargada?
- Deve a União Europeia impôr um limite ao alargamento?
- Que Nações se integram naquele que foi o "projeto europeu" de Schuman, Delors e Monnet, quando e com que critérios, sendo certo que os Critérios de Copenhaga parecem não ser suficientes para cumprir os objetivos de adesão?
- Qual deve ser o caminho a seguir? Mas, antes de definir o caminho a seguir, qual é a "Europa" que queremos??

Ainda não tínhamos aderido à União Europeia e já estas questões se colocavam, questões às quais ainda hoje urge responder.
Se a "Europa", tal como a sonharam na sua génese é, hoje, um conceito demasiado abstrato para aproximar a União Europeia aos seus cidadãos, então teremos tudo a ganhar em examiná-La de forma crítica. Este é o momento.

Sem comentários:

Enviar um comentário