quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Nunca deixem a escola pelo futebol

NUNO NARÉ coordenador de
futebol de formação do Marítimo 
 
 
Lembrem-se os verdadeiros amigos aparecem é quando estás mal, quando precisas de ajuda. Nessa altura,  quem aparecer é que  é teu verdadeiro amigo. Todos já devem ter tido alguns exemplos disso!  Até eu já tenho: na altura pior da minha vida é que eu conheci quem é de facto é meu amigo.
 
 
 

Acontece muitas vezes que determinado jogador pelas suas capacidades ( normalmente técnicas) sobressaia  no futebol jovem, e então abrem-se muitas expectativas à volta dele, normalmente toda a gente que o rodeia demonstra ser um grande amigo, sempre pronto e disponível para " ajudar " até os próprios Pais e outros familiares chegam a gastar muito dinheiro para que nada falta ao futuro craque. É vitaminas e suplementos alimentares ,enfim chega-se as vezes até ao extremo de apoiar o filho na desistência da escola  para se dedicar a serio ao futebol e tudo isto porque de facto ele no futebol jovem é bom ... mas e depois ?

Pois é pensando um pouco e nem é preciso muito para me lembrar de uma serie de "talentos" que eram apontados como grandes promessas e que agora jogam em clubes muito abaixo da perspectiva inicial ou andam " à rasga" a procura de clube.

Depois é engraçado que toda a gente que esses jogadores tinham à  volta desaparecem assim  num estalar dos dedos.

Depois esses jogadores olham para trás e pensam o que eu era e o que sou hoje e onde andam as pessoas que tanto me apoiavam quando era jovem e considerado a " estrela da equipa " ?

Mas agora é tarde. É  tarde e o tempo não volta atrás, por isso a todos os jovens atletas que estão a ler isto não criem grandes expectativas pelo que são hoje porque isso só por si não vós garante nada em termos futuros, tenham cuidado com os "amigos " que vós aparecem quando estão em alta. Lembrem-se os verdadeiros amigos aparecem é quando estás mal, quando precisas de ajuda. Nessa altura,  quem aparecer é que  é teu verdadeiro amigo. Todos já devem ter tido alguns exemplos disso e até eu já tenho ... na altura pior da minha vida é que eu conheci quem é de facto é meu amigo.

Acreditem sempre apenas na força do vosso trabalho porque só com essa força podes triunfar não acredites em mais nada , cuidado com as promessas que te fazem porque normalmente acabam por ser falsas promessas .

E lembrem-se sempre duma coisa nunca deixem de estudar para se dedicarem ao futebol.

As todos os adultos que estão a ler isto sejam Pais ou não eu digo deixem o miúdo crescer, deixem ele se divertir não ponham demasiada pressão para ele  ser jogador futebol , deixem ele estar no futebol ,e deixem as coisas acontecer naturalmente, se ele for mesmo bom então certamente que a oportunidade vai aparecer.

Sem comentários:

Enviar um comentário