terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Horários Escolares versus prática desportiva

 

NUNO NARÉ coordenador de
futebol de formação do Marítimo 
 
 
Será que o número assustador de insucesso escolar
para quem pratica desporto não esta
também relacionado com a carga horária?
Não seria possível os alunos que praticam desporto
terem só aulas manha ( até as 15) ou de tarde?




Ao constatar os horários escolares a nível Nacional, cheguei à conclusão que é difícil para não dizer impossível conciliar, com sucesso a escola com o desporto e passo a explicar.

A maioria dos atletas com carga horaria predominante da parte da tarde entram as 13:30
saem as 18:30 tendo ainda aulas no período da manha das 8:30 as 10:30. Quando a carga horária é predominante no período da manhã a entrada é as 8:30 saída as 13:30 e da parte da tarde entrada as 16:30 saída as 18:30.

Ora bem com uma carga horária destas os treinos dos estudantes / desportistas acabam em
média às 21:30 (ou mais) chegada a casa nas melhores das hipóteses 22:30 /23:00, jantar e
cama que amanhã escola cedo…

Agora coloco duas questões.
(1) Com horários destes os desportistas/ estudantes estudam quando?
(2) Será possível ter sucesso no desporto e na escola com o acumular de cansaço físico e mental escola / treinos.

Não entendo! Como é possível os horários escolares em Portugal não permitirem a prática
desportiva!

De referir que na maioria dos Países do Mundo os treinos para quem pratica desporto termina 15:00 (em media), outros tem treino de manha e escola no período da tarde.
Porque não se consegue em Portugal?

Será que o número assustador de insucesso escolar para quem pratica desporto não esta
também relacionado com a carga horária? Não seria possível os alunos que praticam desporto terem só aulas manha ( até as 15) ou de tarde?

E já agora em tempos de crise não era uma “lufada ar fresco “ para os clubes que os treinos se realizassem em horário que não fosse necessário utilizar a iluminação dos campos? Quanto poupavam os clubes? Será assim tão complicado? Quando será que as cargas horárias (feitas pelos directores das escolas) passem a ser feitas a pensar nos alunos e não nos professores?

Abraço a todos e coragem e sacrifício para os desportistas para conseguirem conciliar os
estudos e a prática desportiva.


1 comentário:

  1. Se assim é na região, imagine-se no Continente português. e se não houver um grupo familiar que partilhe e compense os tempos, então o projeto desportivo é impraticável, note-se que o nosso modelo educativo é este. Ginástica clássica! Competição desportiva é elitista nuns casos, e marginal noutros, para os excluídos ou desistentes do estudo clássico. O modelo mais próximo ao inclusivista foi o da mocidade portuguesa, mas tinha outros propósitos e era um modelo da Europa Imperialista. Falta muita maturidade e aprendizagem com a nossa história social, a começar pela aceitação, conhecimento, experimentação e posterior adaptação real ao nosso Modus vi vendi.

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