sábado, 14 de dezembro de 2013

Funchal 2014 – orçamento de miséria


DÍRIO RAMOS engenheiro
 
Dizia-se que Albuquerque (PSD)
era despesista. A Mudança só poupa 0,71%
no seu orçamento (...) Com esta receita do IMI, poderia ser aprovada a proposta da CDU para 0,3, mas Cafôfo ficou-se por 0,34.



Entre o orçamento de 2013 e o de 2014, o IMI subiu quase 20%. Falta ainda avaliar o impacto, da «prestação adicional» que muita gente teve de pagar em novembro em consequência de uma avaliação feita em 2013, mas com efeitos retroativos a 2012.

Com esta receita do IMI, poderia ser aprovada a proposta da CDU para 0,3, mas Cafofo ficou-se por 0,34. Que dizer do vereador da Mudança, que em Agosto, no DN  afirmava que o IMI é facilmente eliminado se taxarmos as grandes fortunas.

Quanto ao polémico IRS, que o CDS, CDU e PSD forçaram a Mudança a baixar para 4%, só retirou 260 mil euros à CMF.  No passado o PS defendia IRS zero. 

A derrama , aprovada com os votos de Cafofo e da CDU, deu à CMF , 1 milhão de euros, mas se fosse aprovada a proposta da CDU daria 3 milhões de euros!

A venda de bens da CMF tem um aumento de 55,7% em 2014 e os parques de estacionamento mais 19,92%. Onde andam as promessas eleitorais?! Na habitação não se verifica nenhum projeto de requalificação dos Bairros Sociais. Que fazer do elogio do PTP ao seu vereador na Mudança, quando ele refere que só no Funchal são necessárias mais de mil habitações?!

As verbas para os medicamentos prometidos não chegam aos 500 mil euros e o seu regulamento não está claro. Existem outros 500 mil euros para a emergência social, verba que é uma gota de água para as necessidades da população!

 A CDU defendia 5% do PPI , para o chamado «Orçamento participativo», que daria 1,5 milhões de euros. Cafofo fez aprovar 5 mil euros!

As funções sociais da CMF baixaram 5 milhões em 2014, ou seja 45,03% a menos em relação a 2013. O  Plano Plurianual de Investimentos (PPI),  diminui 42,4%. Este orçamento e o PPI da CMF é uma desgraça. É o pior dos últimos anos e não é uma Mudança mas uma fraude eleitoral.

Sem comentários:

Enviar um comentário