quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Arregaçar as mangas e honrar a história!

JOSÉ PRADA advogado

"Fecham tribunais, aumentam as custas judiciais, não se pagam
os defensores
oficiosos,
dificulta-se o acesso ao apoio judiciário…
Mas, o que se passa?! Enlouqueceram todos?!"
 
 
O Primeiro-Ministro considerou que a reforma da Justiça era essencial para a modernização do País, para o desenvolvimento empresarial e para o próprio crescimento económico.

Prometeu dar passos para fazer do sistema da Justiça um factor de competitividade. Contudo, a verdade é que das imensas medidas anunciadas, quase nenhuma foi colocada em prática.

Os tribunais são lentos. Sim, já todos sabemos e ouvimos isso no nosso dia- a-dia. Mas, se os tribunais andam devagar, as soluções dos nossos governantes também não primam pela rapidez… bem pelo contrário.

O nosso povo perdeu a confiança no seu sistema judicial. Como podemos viver num país que não confia na Justiça, num dos pilares do Estado democrático. Os processos amontoam-se nos nossos tribunais, faltam recursos infra- estruturais e humanos.
Como resolver este problema?!

Fecham tribunais, aumentam as custas judiciais, não se pagam os defensores oficiosos, dificulta-se o acesso ao apoio judiciário…
Mas, o que se passa?! Enlouqueceram todos?!

Chegou a hora dos nossos governantes saírem dos seus palácios e virem à rua ouvir as pessoas. O estado da Justiça é também um reflexo da crise económica, social e política que atravessamos.

Chegou o momento de mobilizar os Portugueses, reunir energias. Vamos avaliar o que fizemos de errado e aprender com os nossos erros. Neste momento crítico para Portugal, não há lugar a indecisões. Que se calem os Velhos do Restelo. Precisamos de confiança.

Nós somos Portugal, um País de conquistas, coragem, luta e heróis.
Cada um de nós pode e deve fazer a diferença.
Enquanto houver um desempregado, um doente sem assistência médica, um estudante que deixe a Faculdade porque não pode pagar as propinas, um sem- abrigo, significa que estamos a perder a batalha.

Chegou a hora de arregaçar as mangas e honrar a nossa História.
Os nossos filhos não nos perdoarão se não soubermos defender o nosso País.

Esta é uma luta que não podemos perder. Vamos vencer a crise porque Portugal foi afortunado com um Povo vencedor. Vamos vencer a crise porque somos Portugal!

1 comentário: