sábado, 5 de abril de 2014

A propósito de bifes..

CARINA FERRO, deputada do PS-M


Basta olhar para o facebook (e outros tantos portais de emprego), há páginas e páginas de ofertas de emprego (...) a desmotivação não vem do facebook, vem das políticas do Governo que nos sufocam a todos, além do limite.





Apetece-me falar sobre aquela senhora que há parcos meses nos brindou com uma teoria néscia sobre a pobreza e a “incidiosa” necessidade de um indivíduo comer bifes/carne – ou qualquer outro produto alimentício, pelo que li – diariamente. Apetece deixá-la à fome por uns dias e voltar a perguntar-lhe o que pensa sobre a pobreza.

Até poderia ser uma surpresa, quem sabe. E, se nessa altura, fiquei com vontade de deixar a senhora à fome, por estes dias apetece-me mesmo oferecer-lhe um “Magalhães” e deixá-la fechada num quarto às escuras – que, por acaso, é como se sentem muitos dos desempregados do país, às escuras - com um post-it a dizer tão somente “arranja emprego rapidamente” e, a cada dia que não consiga encontrar emprego, colocá-la num quarto mais pequeno, só para sentir na pele o desespero dos portugueses.  

É muito fácil dizer que os desempregados têm que sair à rua e ir procurar trabalho. É muito mais difícil perceber - e aí é que surge a certeza de que esta senhora fala sobre pobreza, mas não a compreende – que um desempregado pode ter toda a vontade e motivação para andar por aí à procura de trabalho, mas não tem dinheiro para pagar essas “aventuras”.

E aqui entra outra questão que é totalmente alheia ao discernimento da senhora: esta é a era das tecnologias. Só alguém muito descrente da evolução do mundo pode considerar que o facebook não é uma janela de encontros multinacionais capaz de tirar muitos do desemprego. A internet é a ponte para o mundo, não há forma de negar isso. Basta olhar para o facebook (e outros tantos portais de emprego), há páginas e páginas de ofertas de emprego (umas melhores e mais fiáveis que outras, obviamente), há páginas de recrutamento, e são essas páginas que têm permitido a muitos dos jovens do nosso país emigrar com alguma garantia do que irão encontrar lá fora.

Se me dissesse que o facebook é um vício que atenta à produtividade, até poderia concordar, mas não nos esqueçamos que a produtividade assenta na motivação, e a desmotivação não vem do facebook, vem das políticas do Governo que nos sufocam a todos, além do limite. E portanto, senhorita Jonet, lamento que desempenhe funções de chefia de uma organização que tem como principal objetivo auxiliar os mais desfavorecidos e necessitados quando desconhece a realidade à sua volta. Até lhe deixo uma dica: deveria experimentar ser voluntária antes de ser presidente - pode ser que a sua sensibilidade nas questões fulcrais que incidem sobre as fragilidades da nossa sociedade sejam algo mais adequadas à realidade e muito menos pérfidas. Se isto não resultar pode, simplesmente, permanecer em silêncio.

Sem comentários:

Enviar um comentário