segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

“Lutar e lutar, até que os cordeiros se transformem em leões”

 


JOSÉ PRADA advogado
 O Homem tem uma força interior que lhe permite superar qualquer obstáculo… Tudo depende de si… Tudo depende se assume a sua natureza e luta e luta, até que o cordeiro que tomou conta de si, se transforme no leão que nunca deixou de ser.
 
 
Há algum tempo ouvi uma história que me fez refectir sobre a nossa natureza… Trata-se de uma parábola sobre um leão que foi criado como se fosse um cordeiro… e é mais ou menos assim…
Certo dia, um grupo de ovelhas que pastavam num campo encontraram um leão ainda bebé, sozinho, perdido e com fome. As ovelhas adoptaram aquela cria como se fosse uma delas, apesar de terem perfeita noção do perigo que corriam. E o leão cresceu e apesar da sua natureza carnívora, tornou-se um forte e grande animal alimentando-se da mesma forma que as ovelhas.
Certo dia, aparece um outro leão à caça. As ovelhas, assustadas fugiram, e com elas fugiu também o leão “cordeiro”.
Quando o leão “caçador” apercebeu-se que tinha “companhia” aproximou-se e perguntou: “Por que foges de mim e te escondes com as ovelhas, se és um leão como eu?” - “Eu não sou um leão, sou um cordeiro, uma ovelha. Por favor, não nos faças mal.”, refutou este.
- “Como, uma ovelha? És um leão. Um caçador igual a mim”. - “Não. Sou um cordeiro. Sempre vivi assim.”
O caçador pede ao jovem leão que o acompanhe, prometendo nada fazer às ovelhas, e leva-o a um lago. - “Olha para a tua imagem reflectida na água. És um leão.”
O leão “cordeiro” ficou confuso, pois apercebeu-se da semelhança entre ambos, mas voltou a afirmar: “Sou uma ovelha.”
Perplexo com a situação, o leão “caçador” perdeu o apetite e foi embora, e o leão “cordeiro” correu para junto da sua família.
No dia seguinte, o caçador regressa e cerca o leão “cordeiro”: - “Quero ouvir-te rugir, como eu. Esse é o sinal do teu poder. O sinal que és o Rei da Selva.” – “Eu só sei balir”, respondeu o apavorado leão. –“Vamos, tenta”, disse o primeiro. Assustado, o leão tomou fôlego e saiu um som um pouco mais forte do que o miado de um gato. - “Vamos, tenta novamente”, repetiu o primeiro. A segunda vez ainda foi pior.
De repente, uma matilha de lobos aproximou-se das ovelhas encurralando-as. Desesperadas, as ovelhas baliram pedindo ajuda. O jovem leão ao aperceber-se que a sua família estava em perigo, soltou um rugido apavorante. Assustados, os lobos fugiram.
O leão finalmente assumiu a sua natureza. É verdade que viveu como uma ovelha, mas nunca deixou de ser um leão… o seu coração foi sempre o coração de um leão.
O Homem é um leão por natureza, mas vive como uma ovelha… preso a um quotidiano, a uma comodidade, a uma segurança, a uma estabilidade… Mas, a verdade é que não vive. Limita-se a sobreviver num mundo que lhe é entregue como um dado adquirido.
 Até que chega ao momento da decisão. Até que chega ao momento em que é confrontado com a sua natureza e tem que decidir, se prefere sobreviver como uma ovelha, como um cordeiro, ou se assume a sua verdadeira natureza com confiança e coragem, ocupando o lugar que lhe é devido.
O Homem tem uma força interior que lhe permite superar qualquer obstáculo… Tudo depende de si… Tudo depende se assume a sua natureza e luta e luta, até que o cordeiro que tomou conta de si, se transforme no leão que nunca deixou de ser.


Sem comentários:

Enviar um comentário