terça-feira, 17 de junho de 2014

Querido Primo!


QUINTINO COSTA, dirigente do PTP-M
 


 
O PS anda outra vez à pancadaria, tal e qual como antigamente, mas agora não é entre o Mota Torres e o Emanuel, esses já se reformaram, mas o filme é o mesmo. O resultado dessa longa-metragem está à vista, o PSD cantara vitória quando todos falavam no fim do regime.
 
 
 
Escrevo-te na esperança que esteja tudo bem contigo e com os teus. Tenho saudades daqueles tempos de juventude quando andávamos na escola, íamos a missa ao domingo e aos bailaricos de verão animados pelo conjunto musical “Os Galáxia” do Vasco ou, em segunda opção, dependendo do orçamento do festeiro, dançávamos ao som dos Antonianos. Os nossos pais, embora ganhando pouco, poupavam e sobrava sempre uns tostões para comermos um perna de pau em dia de festa na aldeia.
Caro primo, algumas coisas hoje já não são como antes. Sempre foste mais esperto que eu, logo que fizeste dezoito anos emigrastes para Bruxelas. Dizias que esta terra não tinha futuro que as obras iam acabar, a hotelaria não ia chegar para todos e que a pesca da espada tinha os dias contados, porque ou bem ovas ou bem espada. E a enxada também não era ferramenta do teu agrado.
 
Tive pena quando partiste e até fiquei irritado contigo. Como podia um jovem tão inteligente e dinâmico como tu cair em tal desânimo!? Foste pessimista, sem esperança no futuro da sua terra. Não acreditaste no teu próprio primo que, desde muito cedo, proferia teorias revolucionárias para desencadear o desenvolvimento económico, cultural e social do nosso povo! Desilusão total. Ainda me lembro da praga que te roguei na hora da despedida – “hás de te arrepender de emigrar, rapidamente perceberás que a Madeira é o melhor lugar do Mundo”.

Pelos vistos não te arrependeste. Podes até achar que a Madeira é o melhor lugar do Mundo, mas que não oferece as mínimas condições de vida: o desemprego aumenta cada vez mais, os impostos tornam-se insuportáveis, a pobreza aumenta do dia para a noite. Já não há dinheiro nem para o tal perna de pau, o centro de saúde é novo mas não temos médico de família. Os enfermeiros da Madeira agora são teus vizinhos, emigraram para as terras de 'sua majestade'.

A via rápida para o Estreito parou, já não há dinheiro e o Jaime não fia mais. Se vieres cá nos visitar, tem paciência e vem pela estrada antiga, mas tem cuidado com os buracos… O aeroporto está maior, tal como as taxas aeroportuárias, aumentam cada vez mais. Se quiseres visitar o Porto Santo, vai de barco, compra tudo no Porto Santo Line dos Sousas. É serviço completo, viagem, estadia, alimentação, piscina, toalhas e se precisares de champô e sabonete eles também têm um mini mercado. Têm de tudo não é para menos, a gula é tanta que comem quase tudo e não sobra muito para os outros.

Meu rico primo, como vês, por cá pouco mudou. O Vasco ainda canta, continuamos amigos, embora o safado, depois dos 50, pregou-me uma partida, agora é autarca do PSD, os antonianos já eram…
O Alberto João ainda é Presidente do Governo. Tem dupla residência, uma na Quinta Vigia e outra aí na tua rua como tu bem sabes. Já agora, aquela senhora que o acompanha por essas terras, dizem chamar-se Élia e é cobradora de impostos, ao que consta tem o estatuto de segunda dama na Madeira e por esses lados é a primeira.

O Albuquerque faz parte da delegação monárquica na Madeira.
O Miguel de Sousa continua em administrador da Empresa de Cervejas. É o campeão dos despedimentos colectivos, mas nos seus artigos no diário parece estar preocupado com os níveis de desemprego.

Olha nem tudo é mau, o presidente da câmara do Funchal é meu conhecido. É da mudança um dia, mas um dia explicou-te o que é essa coisa da mudança. Se vieres cá neste verão faço questão de o te apresentar. É um castiço, mas não demores muito porque podes correr o risco de o conheceres como o ex-presidente da câmara.

O PS anda outra vez à pancadaria, tal e qual como antigamente, mas agora não é entre o Mota Torres e o Emanuel, esses já se reformaram, mas o filme é o mesmo.
O resultado dessa longa-metragem está à vista, o PSD cantara vitória quando todos falavam no fim do regime.

Sei que nunca gostaste de política e sempre tentaste desviar-te destes caminhos, mas olha que isto está animado até há pancadaria na via pública da direita à esquerda. No dia 25 de Abril partiram os óculos a um ex-camarada. O pessoal da extrema-direita também pegou-se na Rua da Alfândega. O presidente da câmara do Porto Santo tem uma queixa em tribunal por ameaças feitas aos eleitos.
 
No Funchal, fala-se em golpadas socialistas, e na nossa terra, por enquanto, nada mudou ao não ser as cerejas que já estão maduras, mas por motivos climatéricos, este ano atrasaram uma ou duas semanas.
Querido primo, fica por aí mais uns dias porque aqui, tal como há vinte anos, está tudo queimado. Dá-me notícias das viagens secretas do Alberto e da sua companhia.

Até á volta do correio, que também já mudou, agora os CTT são já privados. O antigo carteiro, o senhor Henrique já não distribui cartas. Agora são jovens estudantes, trabalhadores precários, que se ocupam na distribuição do nosso correio.
Enfim, são as directrizes modernas vindas da tua rua.

Sem comentários:

Enviar um comentário