quinta-feira, 18 de setembro de 2014

QUINTINO COSTA, dirigente
do PTP-M
 
A senhora Maria Lurdes vive cercada de senhores ricos que habitam nos seus oásis privados (...) Esta idosa come massa crua, não tem como a cozer.
 
 
 
 
 
 
 
Maria Lurdes tem mais de 80 anos, vive no beco de Santana, nº 9, na companhia de um filho com notórios problemas mentais. Esta idosa, durante toda a sua vida, sempre viveu abaixo do limiar da pobreza.

A sua casa não tem conforto, cai tanta chuva no interior como aquela que cai no exterior, não tem água, a instalação elétrica não funciona, não tem fogão, frigorifico, televisão ou rádio.

Esta idosa come massa crua, não tem como a cozer.

Não vê notícias nem novelas e não conhece os casacos brilhantes do Manuel Luís Goucha, nem os decotes da Cristina Ferreira. Há muitos anos que não sintoniza a frequência do PEF para ouvir as manhãs do Tony Santos. Esta pobre mulher vive à margem deste mundo.

Está ali mesmo no Beco dos Álamos, freguesia de São Roque Funchal, numa freguesia que pariu doutores, engenheiros, governantes, deputados e padres de renome, mas não foi capaz de parir justiça social. A infeliz mulher e seu filho têm como vizinhos estes ilustres conhecidos, mas estes é que não a conhecem, cruzam-se diariamente mas não a vêem. Diz a senhora, com todo o orgulho do mundo, que a escassos metros vive um senhor que é deputado e é o dono das chaves da capela. Pessoas de bem, influentes, cristãos que, tal como a pobre Maria Lurdes, também vão à missa. Acreditam em Deus, falam de pobreza, usam-na para os seus discursos mas não a conhecem verdadeiramente.

A senhora Maria Lurdes vive cercada de senhores ricos que habitam nos seus oásis privados.

Quantas Marias Lurdes existem nesta cidade e nesta terra onde impera um regime injusto, discriminatório, fabricante de pobres em larga escala em troca de meia dúzia de ricos.

Um regime que assenta numa sociedade política, cultural, social e religiosa cada vez mais cruel, fria, cujos corações parecem serem de origem betuminosa. Este regime que se ergue à custa das grandes obras enquanto outros comem massa crua.

Sem comentários:

Enviar um comentário