quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Monarquia...

PEDRO MOTA, Jurista

«Preferia 1000 vezes ter um Rei do que um Presidente da República. Representa muito melhor Portugal e todos os portugueses, é muito mais barato e não obriga a eleições de 5 em 5 anos…»






Ponto prévio: sempre achei piada aos monárquicos (mais às monárquicas, devo dizer) quando iam ao bar da minha faculdade “evangelizar",iam sempre com aqueles casaquinhos brasonados e até tinha algum prazer em discutir com eles pois tinham muito mais piada do que aquelas malucas de cabelo vermelho que andavam a recolher assinaturas para formar partidos de extrema esquerda…(a Faculdade de Direito de Lisboa era riquíssima nestes debates políticos e tinha bastante actividade nessa área.) 

Nessa altura, achava que não fazia sentido discutir a monarquia em Portugal, todavia, ao longo dos tempos fui mudando a opinião. Enquanto símbolo de unidade nacional um Rei é muito melhor que um Presidente da República. Este último jamais representa todos os portugueses e o Rei representa sempre todos os portugueses.

Por outro lado, devo confessar que fiquei um pouco chocado após visitar o palácio real em Madrid. Ver toda aquela opulência dada por “direito divino” a alguém é chocante…afinal qualquer um de nós pode ser Presidente da República.

Enfim, é uma boa discussão e, apesar de tudo, devo referir que preferia 1000 vezes ter um Rei do que um Presidente da República. Representa muito melhor Portugal e todos os portugueses, é muito mais barato, não obriga a eleições de 5 em 5 anos…Se tiver umas filhas bonitas vende revistas cor-de-rosa, se tiver filhos fazem uns casamentos e uns contos de fadas na TV, etc….

E se o Rei for totó pode ser deposto, acaba por ser mais fácil de afastar do que presidentes da República (ia escrever aquela piadinha óbvia relativa a anteriores presidentes da república mas não o vou fazer. Pensarão os leitores que abomino os partidos políticos, afinal já é o 3.º artigo em que desdenho estes partidos políticos…mas não é essa a razão!

A razão principal é que prefiro ter uma monarquia verdadeira do que uma democracia falsa….Aliás, até prefiro ter uma monarquia falsa (tipo deixem lá estar o Rei em vez do Presidente da República) do que uma democracia destas.

De que vale fazer eleições se as pessoas não podem escolher os seus deputados? Porque é que estes são impostos pelo partido ou pelo “aparelho” desse partido? Porque é que tenho de estar filiado num
partido político para escolher um deputado?

Sem comentários:

Enviar um comentário